Informações sobre novas estratégias de prevenção e do teste para o HIV/AIDS
Você sabia que a camisinha não é a única forma de prevenção ao HIV/AIDS? Que novas formas para se evitar a infecção pelo vírus da AIDS estão sendo pesquisadas e que podem, efetivamente, auxiliar na prevenção? Buscando responder a essas e a outras questões que a ABIA, em parceria com o GIV, lançou a cartilha “Prevenção Combinada: barreiras ao HIV”, destinada especialmente a homossexuais masculinos e a homens que fazem sexo com outros homens.

Simultaneamente, a ABIA apresenta também a cartilha “Quero Saber...Informações sobre o teste para o HIV”. O objetivo deste material é o de contribuir no processo de diagnóstico precoce da infecção pelo HIV, uma vez que para se ter um bom tratamento é preciso também haver um bom programa de testes disponível, minimizando ao máximo o diagnóstico tardio.
Cartilha Tudo em cima!
A ABIA vem, por meio desta cartilha, trazer informações sobre Exercício Físico, HIV e Saúde. O presente material informativo foi desenvolvido por profissionais da área de Educação Física que se dedicam ao estudo científico do tema em questão, e procura de maneira acessível transmitir conhecimentos sobre a prática de exercícios físicos, vida com HIV/AIDS e saúde em geral às pessoas vivendo com HIV/AIDS. Tem como base a pesquisa multidisciplinar e a revisão da literatura científica, que engloba as áreas de Educação Física, Medicina e Nutrição. Clique aqui para acessar o material.
Relatório Sexualidade e Desenvolvimento: a resposta nacional brasileira ao HIV/AIDS para as trabalhadoras do sexo (Sexuality and Development: Brazilian National Response to HIV/AIDS amongst Sex Workers)
A publicação, lançada em inglês e em português, apresenta os achados de um estudo de caso realizado durante 2008-2009 pela organização, como parte de uma iniciativa de pesquisa global apoiada pelo Programa de Sexualidade e Desenvolvimento do Institute for Development Studies (IDS, em português Instituto de Estudos sobre o Desenvolvimento).

Clique aqui para acessar o relatório em português.
Clique aqui para acessar o relatório em inglês.
AIDS: O que podemos fazer?
Procurando descobrir formas de contribuir para a prevenção à AIDS e ser um permanente espaço de discussão sobre o assunto, a ABIA, vem produzindo materiais como este, que buscam, principalmente, levar informações, esclarecer dúvidas e mostrar que é possível levar uma vida soropositiva com qualidade. Clique aqui para acessar o material.

Ref.: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA INTERDISCIPLINAR DE AIDS. AIDS: o podemos fazer? Rio de Janeiro, 2005. 5 p.



(22ª tiragem de 5 mil exemplares / 2011)
Relatoria sobre a Reunião sobre Profilaxia Pós-Exposição Sexual ao HIV
No fim de 2010, gestores, profissionais de saúde e ativistas se reuniram na ABIA para discutir o suplemento III das recomendações para terapia antiretrovial em adultos infectados pelo HIV, sobre profilaxia (pós-exposição sexual) e planejamento da reprodução. O debate, proposto pela Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, serviu para que os participantes compartilhassem dificuldades, estratégias e propostas para sua implementação em suas experiências cotidianas. Visando a ampliação do debate sobre o tema, a ABIA apresenta nessa publicação a relatoria desta reunião. Acesse!
Lições Aprendidas
Buscando disseminar boas experiências de trabalho realizadas pelos projetos Meninos do Rio e Positivo Social Clube, ambos apoiados pela Fundação Schorer, a ABIA lançou a publicação “Lições Aprendidas”. Inicialmente disponível apenas no site dos projetos, ela traz para o leitor informações de como se deu a construção das duas atividades, pretendendo servir de apoio à iniciativas semelhantes por outros profissionais e instituições que trabalham com os temas. A primeira parte traz a oficina Laboratório da Imagem que procurou estimular jovens HSH a construírem, através da fotografia, novas narrativas sobre HIV, homossexualidade e prevenção. Na segunda parte foi abordada a implementação das Intervenções em ambulatórios de tratamento do HIV, que buscaram proporcionar maior integração e acolhimento dos usuários HSH, em especial soropositivos, nestes espaços, além de formar redes de apoio que transcendam os ambientes da clínica. Clique aqui para acessar a publicação!

 

 

Tudo Dentro - falando sobre DST/ADIS
Confira a 2ª edição revisada da cartilha com informações sobre o que são, quais são e o que é preciso fazer para evitar as DSTs e o vírus HIV. Este material é uma forma a mais de orientação sobre a existência destas doenças e sobre a importância de aprender a cuidar um pouco mais de nossa saúde. Leia o material na íntegra.
Respostas Religiosas ao HIV/AIDS no Brasil: Catálogo de Publicações Produzidas (2005-2010)
De maneira a compreender mais profundamente as relações entre religiões e a epidemia, a ABIA em parceria com o Centro de Gênero, Sexualidade e Saúde da Escola de Saúde Coletiva da Universidade de Columbia conduziu, entre 2005 e 2010, uma pesquisa que buscou compreender as estratégias utilizadas por diferentes tradições religiosas no Brasil na produção de respostas à epidemia de AIDS e seus desafios.

Nesta publicação, trazemos ao leitor os resumos dos artigos publicados ou submetidos à publicação até 2010, os quais oferecem um panorama do que foi achado e analisado na pesquisa. Conheça o trabalho!
      1 de 5     
 
 
 
Design e desenvolvimento: Intercraft Solutions.