Anais do Seminário Aprimorando o Debate II
Inserida no âmbito do projeto "Aprimorando o debate II: respostas frente à AIDS no Brasil", realizado pela ABIA com o apoio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, estas publicações trazem notas sobre os seminários realizados.
Saiba mais
Anais Propriedade Intelectual: interfaces e desafios
Esta publicação é fruto do I Seminário de Propriedade Intelectual: interfaces e desafios, realizado em 2005, pela ABIA/GTPI em parceria com REBRIP, onde se discutiu a apropriação e a privatização crescente dos mais diversos bens intangíveis, como o conhecimento tradicional das comunidades, a informação, as artes, as fórmulas farmacêuticas e a biodiversidade. Clique aqui para acessar.
AIDS e desenvolvimento: interfaces e políticas públicas

A publicação, em edição trilingüe, traz um panorama do seminário "HIV/AIDS e Desenvolvimento", realizado pela ABIA com apoio da Fundação Ford e do PN-DST/AIDS do MS no ano de 2002. Na ocasião, pesquisadores, ativistas, profissionais de saúde e técnicos de programas governamentais debateram, em momentos distintos, temas como AIDS e desenvolvimento, AIDS e pobreza e os embates políticos relacionados à produção brasileira de medicamentos genéricos anti-retrovirais, a lei brasileira de patentes e às prerrogativas internacionais sobre comércio exterior e propriedade intelectual. A publicação encontra-se disponível na integra em nosso site. Clique em parte 01, parte 02, parte 03 e parte 04 para acessá-la.

Anais do seminário Assistência e prevenção à epidemia de AIDS no SUS

Fruto do seminário “Assistência e Prevenção à Epidemia de AIDS no Sistema Único de Saúde”, último de uma série de eventos que teve como objetivo aprofundar a compreensão sobre a resposta social à epidemia de AIDS no Brasil, a publicação é dividida em três temas: os princípios do SUS e o controle da epidemia de HIV/AIDS; a perspectiva do usuário e o controle social e a saúde no âmbito do Poder Judiciário, a questão do acesso. A publicação teve como preocupação central as formas como os diferentes atores envolvidos no enfrentamento a epidemia estão pensando a inserção da resposta brasileira ao HIV/AIDS dentro do SUS. Após a experiência com dois acordos de empréstimos com o Banco Mundial para as ações de AIDS e a atual vigência de um terceiro empréstimo, é importante refletir sobre como a saúde pública no Brasil está se organizando para financiar com recursos do próprio sistema, as ações que visam ao controle da epidemia e a prevenção da infecção pelo HIV.  Clique aqui para acessá-la.

Anais do seminário Qualidade de vida para pessoas vivendo com HIV/AIDS

Com apoio da EED, foi lançado os anais do seminário Qualidade de vida para pessoas vivendo com HIV/AIDS: aspectos políticos, socioculturais e clínicos, evento realizado durante a Semana da Prevenção de 2003 no Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rio de Janeiro. Com a publicação, a ABIA espera poder divulgar, para o maior número de pessoas possível, o conteúdo apresentado por especialistas e participantes do seminário. Clique aqui para acessá-la.



Ref.: RAXACH, J. C.; LIMA, D. B.; GUIMARÃES, M. et al. (Org.). Qualidade de vida para pessoas vivendo com HIV/AIDS: aspectos políticos, socioculturais e clínicos. Rio de Janeiro: ABIA, 2004. 55 p.

Anais do seminário Homossexualidade: produção cultural,, cidadania e saúde

Fruto do seminário Homossexualidade: produção cultural, cidadania e saúde, realizado pela ABIA em outubro de 2003 no Rio de Janeiro, a publicação reúne textos de ativistas e pesquisadores envolvidos em diferentes campos de atuação e conhecimento associados às homossexualidades, abordando tanto temas estruturais como direitos civis, acesso à saúde, estigma e discriminação, desejos e erotismos, como temas emergentes, entre eles, as novas produções culturais ao redor da homossexualidade, barebacking e os desafios da prevenção,  fases de vida e políticas públicas de saúde. Clique aqui para acessá-la.

Ref.: RIOS, L. F; ALMEIDA, V. de; PARKER, R. (Org.). Homossexualidade: produção cultural, cidadania e saúde. Rio de Janeiro: ABIA, 2004. 196 p.

Anais do I Seminário Assistência em HIV/AIDS

Os anais Reflexões sobre a assistência a AIDS: relação médico-paciente, interdisciplinaridade e integralidade, fruto do seminário do mesmo nome, realizado em 2002 pela ABIA em parceria com a Divisão de Doenças Infecto-parasitárias do Hospital Pedro Ernesto, pretende levar novas reflexões aos ativistas, às pessoas vivendo com HIV/AIDS, aos profissionais de saúde, aos políticos, aos gestores públicos, aos técnicos de programas governamentais, familiares e aos agentes comunitários, entre outros.

Ref.: RAXACH, J. C. ; LIMA, D. B. de ; GUIMARÃES, M. (Org.). Reflexões sobre assistência a AIDS: relação médico-paciente, interdisciplinaridade e integralidade. In: SEMINÁRIO "ASSISTÊNCIA EM HIV/AIDS: RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE, INTERDISCIPLINARIDADE E INTEGRALIDADE", nov. 2002, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ABIA, 2003. 63 p.

Saiba mais
Anais do Seminário Aprimorando o Debate

Inserida no âmbito do projeto "Aprimorando o debate: respostas frente à AIDS no Brasil", realizado pela ABIA, estas publicações trazem notas sobre os seminários realizados.

Saiba mais
 
 
 
Design e desenvolvimento: Intercraft Solutions.