Sexo não é brincadeira
Desde 2005, a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS oferece para a sociedade uma maneira diferente de se falar em prevenção à epidemia de HIV/AIDS. É a Companhia da Saúde, grupo de teatro circense formado por adolescentes e jovens moradores da periferia do Rio de Janeiro. O grupo, que tem como características principais a descontração e a utilização das artes para estimular a discussão entre os jovens sobre assuntos como a sexualidade, gravidez na adolescência, direitos das crianças e dos adolescentes, HIV/AIDS, racismo e as diversas formas de intolerância, segue inovando e dessa vez trouxe para os telões dicas de prevenção e cidadania. Através da oficina de bonecos e da utilização de técnicas de animação fotográfica, de elaboração do roteiro e dublagem dos personagens construídos na oficina, o grupo produziu sua primeira animação, o vídeo “Sexo não é Brincadeira”. O curta-metragem narra a história de um casal de adolescentes que se encontram em um baile no Rio de Janeiro e descobrem os riscos de uma transa sem o uso da camisinha. Confira!

Produção ABIA (2009) - Sistema DVD

Direção: Luciana Kamel

Duração: 4 minutos e 35 segundos

Escola sem homofobia: construindo para a diversidade
Vídeo educativo centrado nas oficinas realizadas com professores da Rede Pública de Ensino de Nova Iguaçu e Duque de Caxias sobre a temática da homossexualidade nas escolas. Mostra como a vivência na escola pode ser um caminho para o exercício da cidadania plena e um ambiente de respeito à diversidade sexual. Essas oficinas fizeram parte do projeto Escola sem Homofobia: trabalhando a diversidade sexual com professores da Rede Pública de Ensino de Nova Iguaçu e Duque de Caxias que a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Ministério da Educação (Secad/MEC), a Secretaria estadual de Educação do Rio de Janeiro e as Secretarias Municipais de Educação de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, realizou com os professores de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. Confira!



Produção ABIA (2006) - Sistema DVD

Direção: Vagner de Almeida e Luciana Kamel

Duração: 18 min

Basta um dia
O filme documentário "Basta um dia" aborda a vida de brasileiros e brasileiras que, entre a coragem e o medo, tentam, muitas vezes sem sucesso, sobreviver à dura realidade de violências impostas ao seu cotidiano. São travestis, homossexuais, bichas boys, monas, gays, enfim, habitantes da Baixada Fluminense que enfrentam o preconceito, a agressão física e a morte física e social nas margens da rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre a duas maiores e mais ricas metrópoles do país, Rio de Janeiro e São Paulo.

Produção ABIA (2006) - Sistema VHS/NTSC e em DVD
Direção: Vagner de Almeida
Duração: 55 min
Clique aqui e veja o clipe do filme.
Borboletas da vida
O filme "Borboletas da Vida" desvenda a realidade dos jovens homossexuais que vivem na periferia das grandes cidades, sofrendo os efeitos da pobreza e da miséria, sem perder sua dignidade,, sua criatividade... Homossexuais, transformistas, borboletas da vida real brasileira... eles/elas "carregam,, a mulher na bolsa", experimentam com as possibilidades e os limites do gênero e da sexualidade, e enfrentam a discriminação com força, coragem, e determinação... Lutam pelo direito de ser diferente e exigem, de diversas maneiras, que a sua diferença seja respeitada. Neste filme temos a "brava gente" que a televisão brasileira não nos mostra!

Produção ABIA (2004) - Sistema VHS/NTSC e em DVD
Direção: Vagner de Almeida
Duração: 38 min
Clique aqui e veja o clipe do filme.
Ritos e ditos de jovens gays
Ritos e Ditos de Jovens Gays nos oferece uma tela viva que desvenda a vivência do jovem homossexual em tempos de AIDS - o seu sofrimento e a sua alegria, as suas angústias e os seus sonhos. O vídeo fala com as palavras dos jovens, sobre as suas experiências e as suas vidas, e, acima de tudo, sobre a sua coragem em enfrentar com dignidade e honestidade uma sociedade tantas vezes injusta e opressiva. Este é um vídeo que precisa ser visto por jovens, sejam gays ou não, além de pais, educadores, assistetes sociais, e autoridades - enfim, por todos que se preocupam com a situação do jovem na sociedade brasileira contemporânea.

Produção ABIA (2002) - Sistema VHS/NTSC
Direção: Vagner de Almeida
Duração: 43 min
Cabaret prevenção
Fruto da Oficina de Teatro Expressionista, desenvolvida pelo Projeto Homossexualidades, o vídeo registra o espetáculo que procurou levar para o palco, de maneira bem-humorada ao mesmo tempo que reflexiva, a realidade cotidiana homossexual e o impacto da epidemia da AIDS, através de textos escritos, encenados e produzidos pelos próprios participantes da Oficina.

Produção ABIA (1995) - Sistema VHS/NTSC
Direção: Vagner de Almeida
Duração: 20 min
Clique aqui e veja o clipe do filme.
ENTRE 4 PAREDES: Sexo Segundo Essas Mulheres
O documentário tem por roteiro a comunicação por carta entre quatro mulheres (uma sonoplasta, uma secretária, uma dona de casa e uma rapper) que nunca se viram. Sexualidade, camisinha, prazer, feminismo, bissexualidade, ativismo, comodismo, homens, sedução são alguns dos assuntos comentados. Sutil, Entre 4 Paredes: Sexo Segundo Essas Mulheres revela confissões e segredos, registrando a falta de naturalidade quanto ao manuseio da camisinha, por exemplo, ou a total intimidade com o assunto.

Produção ABIA e TV ZERO (1995) - Sistema VHS/NTSC
Duração: 20 min
E por falar de vida
Documentário sobre viver e conviver com AIDS. Baseado em três histórias de vida, este vídeo procurou identificar o cotidiano, os prazeres, a repercussão da descoberta da sorologia positiva, bem como as atitudes de solidariedade e a expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS. Com base nesses depoimetnos, retratou-se a luta através da justiça, da mobilização de segmentos da sociedade e do ativismo dos grupos de auto-ajuda.

Produção ABIA e IBASE Vídeos (1995) - Sistema VHS/NTSC
Duração: 32 min
      1 de 2     
 
 
 
Design e desenvolvimento: Intercraft Solutions.