Desde 1991, a ABIA conta com o apoio do seu Centro de Documentação e Recursos (CEDOC), desenvolvendo atividades ligadas à conscientização da população em relação à epidemia de HIV/AIDS, procurando ser dinâmico no sentido de sempre oferecer o maior número possível de informações à sociedade brasileira. Apresentando-se como uma importante interface da ABIA com a comunidade, conta com formas de atendimento que vão da visita à sede da ABIA até contatos por telefone, e-mail, fax e correio postal. Presta apoio à pesquisa, distribui materiais informativos gratuitamente, além do empréstimo de vídeos para os associados.

ATENÇÃO! O atendimento no CEDOC/ABIA encontra-se temporariamente suspenso. Informações sobre pesquisa no acervo podem ser obtidas através de contato pelo e-mail abia@abiaids.org.br.


Distribuição de Materiais

O CEDOC é responsável pela distribuição dos materiais informativos produzidos pela ABIA, assim como pela doação e venda de livros e fitas de vídeo.

É indispensável a apresentação de um "ofício institucional" solicitando os materiais informativos, em que devem constar a data e o local onde serão distribuídos os materiais. Para a solicitação de doação de livros e/ou fitas de vídeo também é necessário apresentar um "ofício institucional" contendo resumo do trabalho que está sendo desenvolvido, os títulos desejados e uma justificativa sobre a importância do material para as atividades em questão.




Pesquisa

O CEDOC, além de propiciar a preservação da memória técnico-científica da epidemia, assegura o acesso da sociedade as informações sobre o HIV/AIDS, disponibilizando o seu acervo para consultas no local. Diariamente o CEDOC recebe publicações em diferentes suportes e de diversas partes do mundo, sendo reconhecido como um local de disseminação do conhecimento produzido. Entre os materiais apresentados, destacamos vídeos informativos e publicações como monografias, periódicos, teses, cartazes, folhetos informativos, artigos de jornais, jogos educativos e CDs de áudio, multimídia e interativo.

O acervo do Centro de Documentação encontra-se a disponível na base de dados on-line, o que acelera a localização dos materiais endereçados no computador.




Videoteca

Para se inscrever na videoteca da ABIA é preciso apresentar fotocópia da carteira de identidade e um comprovante de residência recente, não havendo qualquer tipo de taxa.

O associado tem acesso aos títulos através de consulta ao Catálogo da Videoteca, podendo levar até três DVDs pelo prazo máximo de quatro dias úteis. O empréstimo só poderá ser renovado no ato da devolução do(s) DVD(s), desde que não esteja em atraso ou tenha sido reservado por um outro associado.


Manual: "Como montar um centro de documentação"

Como montar um centro de documentação é resultado da adaptação da publicação Resource Centre Manual: how to set up and manage a resource centre produzida pela Healthlink Worldwide, que tem como principal objetivo ressaltar a importância da organização, recuperação e disseminação da informação nas instituições. A ABIA teve a iniciativa de traduzi-lo e adapta-lo à realidade brasileira.

O manual tem como objetivo dar subsídios e complementar a formação de pessoas que trabalham ou que desejam implantar ações voltadas para a promoção da informação como forma de estabelecer vínculos com a sociedade.  De forma clara e bem simples, a publicação traz informações não apenas operacionais mas também estratégicas para quem deseja montar um centro de documentação e prestar com qualidade os inúmeros e preciosos serviços que um CEDOC pode oferecer.

A publicação encontra-se disponível para consulta nos arquivos abaixo. 

Manual do CEDOC - Capa

Manual do CEDOC - Parte 01

Manual do CEDOC - Parte 02

Manual do CEDOC - Parte 03

Manual do CEDOC - Parte 04

 
 
 
Design e desenvolvimento: Intercraft Solutions.